REFLEXÕES DE UM POLICIAL

“Cogitationis poenam nemo patitur”

O fim do silêncio

leave a comment »

 

Por dias a fio fiquei sem postar, um silêncio repentino para quem se propôs a escrever sobre segurança pública no Brasil e principalmente no meu querido Estado do Pará. Muitos são os motivos que concorreram para o meu ostracismo: Falta de tempo, desânimo, excesso de atividades paralelas ou outra desculpa qualquer.

Na verdade o meu retorno a atividade policial depois de um ano de afastamento e o desconhecimento do ambiente interno da minha instituição, calou-me as palavras. Fiquei, por vezes, perplexo com as dificuldades encontradas no cotidiano da nova unidade policial militar que estou trabalhando, aliado ao silêncio dos meus pares, subordinados e superiores diante dos fatos cotidianos que afetam a todos nós.

Esse ambiente novo teve a capacidade de conter-me as palavras e deixar que todas as minhas energias fossem voltadas para a ação, no sentido de externar minhas insatisfações e procurar a modificação de comportamentos e idéias.

Nesse período, procurei mais agir do que falar. São grandes as dificuldades encontradas e sempre digo que “matamos um leão por dia”. Palavras nada dignas de um administrador, porém essa é a realidade e, portanto, modificá-la é o desafio.

Volto a escrever porque a necessidade de externar meus sentimentos, vitórias e fracassos é forte, além de poder conviver com a necessidade de construir, andando lado a lado. A ação sem a devida reflexão não é construir, é apenas repetir atos mecânicos que são executados diuturnamente por mais de duzentos anos de história das Polícias Militares, e nem todos são heróicos ou democráticos.

Written by Claudio Marino F Dias

09/29/2009 às 17:01

Publicado em segurança pública

Deixe uma resposta

